Ouvimos constantemente dizer que a agricultura portuguesa se tem de concentrar nas produções de azeite, vinho, hortícolas e frutícolas, e eu concordo que nestes sectores em que somos fortes e reconhecidos pelos consumidores externos temos de continuar a apostar e a crescer. No entanto haverá alternativas agrícolas?
Encontrei este artigo interessante sobre a cultura do cardo, especificamente sobre o ensaio feito perto de Beja, que já tive a oportunidade de visitar, e em que se cultiva cardo para biomassa e biodiesel. Esta é uma cultura de sequeiro com algumas características interessantes.
Aqui vai o artigo:
http://www.agronegocios.es/noticias-un-equipo-hispanoluso-consigue-cultivar-cardo-gran-escala-para-produccion-biomasa/1/3544.html
Mike
ResponderEliminarFoi um flop dos grandes estive na apresentação destes resultados. Foi feito pela logistica... Foi muito mau e os solos não eram marginais como eles pintam eram só Barros "A" de Beja.
Abc
Mexia
olá Alex,
ResponderEliminarIsso é muito importante de notar! Realmente faz uma grande diferença!...
Obrigado!
É mesmo frustrante que haja tanta dificuldade em encontrar culturas alternativas, mesmo depois de todas as modas: algodão, colza, ...
Um abraço
Boa tarde
ResponderEliminarRelativamente às novas oportunidades da agricultura em PT penso que a aposta na plantas aromáticas em regime de regadio ou sequeiro é uma boa aposta. são autoctones, resistentes e que têm tido boas produções nos talhoes experimentais, tanto no alentejo, beira interior e trás-os-montes. a vertente dos oleos essenciais é particularmente interessante se pensarmos que França, Itália, Espanha, Marrocos, paises MED, são bons produtores e exportadores deste tipo de produções.
Cumps e votos de bom trabalho
Paulo S