terça-feira, 21 de junho de 2011

Mercado do Carbono - Novo Projecto Terraprima

Tive hoje conhecimento de que sempre vai haver um apoio ao sequestro do carbono pela alteração do modo de controlo de matos. Vai ser apoiado o controlo de matos com corta-matos ou destroçador, em vez das grades.

segue a informação que recebi:



SEQUESTRO DE CARBONO POR ALTERAÇÃO DE MÉTODOS DE CONTROLO DE MATOS EM ÁREAS FLORESTAIS COM PASTOREIO
Projecto Financiado pelo Fundo Português de Carbono

CONTROLO DE MATOS COM DESTROÇADORES OU CORTA-MATOS

Com base no conhecimento e experiência adquiridos nos projectos de sementeira de pastagens biodiversas, a Terraprima vai implementar um projecto, em parceria com a UNAC - União da Floresta Mediterrânica, que promove o sequestro de carbono no solo em áreas sob coberto florestal com pastoreio, por utilização de corta-matos ou destroçador no controlo da vegetação arbustiva, sem qualquer mobilização do solo.

O período de compromisso é de 1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2014. São elegíveis os agricultores, que neste período, já procedem ao controlo dos matos com corta-matos ou destroçador ou os que, tendo utilizado grade antes do período de compromisso, pretendam mudar para um destes métodos. São elegíveis áreas de sobro, azinho, carvalho negral e pinheiro manso sujeitas a pastoreio. Não são elegíveis áreas onde foi realizada mobilização do solo desde 1 de Janeiro de 2011.

VANTAGENS PARA OS AGRICULTORES

Os agricultores que procedam a controlo de mato nas suas áreas de pastoreio, com métodos não intrusivos para o solo, entre 1 de Janeiro de 2011 e 31 de Dezembro de 2014, terão ao seu dispor uma remuneração, a partir de 2 ha, pelo sequestro de carbono até 2014.

Quanto maior for a área total sujeita a controlo de matos, assim também será o pagamento por hectare a cada agricultor. Prevê-se uma remuneração de 40 euros por hectare (paga uma única vez ao longo da duração do projecto), se forem alcançados 100.000 hectares. Todavia, este valor está a ser aferido, pelo facto de ser necessário verificar, de forma rigorosa, o sequestro de carbono promovido pelo Projecto.

Mais informações e o formulário da pré-adesão em: http://agricultores.extensity.pt/.

PRÉ-ADESÃO

De momento, dado que o valor do prémio depende da adesão total, é essencial para a Terraprima conhecer a área prevista a ser sujeita a controlo de matos com corta-matos ou destroçador, ou que já o tenha sido desde Janeiro de 2011. Por esse motivo, é necessário que os agricultores que desejam aderir ao projecto se pré-inscrevam com urgência no site http://agricultores.extensity.pt/, ou que contactem a equipa da Terraprima, a UNAC ou as suas entidades associadas.

ESCLARECIMENTOS

Qualquer pedido de esclarecimento pode ser remetido à Terraprima ou, em alternativa, à UNAC:

Terraprima
E-mail: ambiental@terraprima.pt
Telefone: 91 434 73 68

Nuno Calado
E-mail: ncalado@unac.pt
Telefone: 91 234 45 31

Pedro Silveira
E-mail: pcsilveira@ansub.pt
Telefone: 91 363 63 09

A Equipa Terraprima
Terraprima - Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal Ldª
Apartado 13048, E.C. Visconde de Santarém
1019-501 Lisboa
Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário