terça-feira, 7 de junho de 2011

Estudo sobre a forma como os Portugueses escolhem os alimentos

Li hoje no agroportal este artigo sobre um estudo que mostra que o principal critério dos Portugueses para a escolha de alimentos é o sabor. Esta informação parece-me tremendamente importante para todos os que trabalham em marketing agro-alimentar e/ou que desenvolvem produtos nesta área.

Segue-se o artigo:

Estudo: Portugueses baseiam-se no sabor para escolher os alimentos

Mais de metade dos portugueses (cerca de 53%) considera o Sabor como sendo o factor mais determinante na escolha dos alimentos que consome, segundo um estudo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA). Este documento conclui que, apesar de a maior parte das pessoas considerar a alimentação importante para a saúde, a escolha dos alimentos não é feita com base nesse factor.
Neste trabalho, coordenado por Rui Poínhos, um dos colaboradores da SPCNA, o Sabor surge valorizado, à frente de factores como o preço (33%), ou a tentativa de comer alimentos saudáveis (também 33%). De acordo com Rui Poínhos, citado pela Lusa, estes dados devem ser ponderados quando se faz uma campanha para tentar promover determinados hábitos alimentares.
"A nossa perspectiva é que essa campanha não deve ser cega. Nas escolhas que se vai tentar promover, não se pode ter em conta apenas o ser um alimento mais ou menos saudável, mas sim, dentro das escolhas mais saudáveis, ter em conta o Sabor dos alimentos", sublinha aquele responsável.
De acordo com José Borralho, managing director do Sabor do Ano, "estes dados não nos surpreendem, pois sabemos que para cerca de 96,9% dos portugueses(1), o Sabor está sempre presente nos critérios de compra. É por isso que sublinhamos sempre a legitimidade popular de um conceito como o Sabor do Ano, pois estamos a falar do reconhecimento de consumidores, dirigido a outros consumidores! O público pode exprimir-se, avaliando os produtos que compra e consome no seu quotidiano, e isso depois tem o seu reflexo na certificação que é atribuída".
Esta legitimidade popular faz com que o Sabor do Ano seja hoje considerado, mais que uma marca de confiança, uma nova forma - democrática - de exprimir a qualidade. Aliás, 65,2% dos portugueses afirmam que uma marca com este selo é digna de confiança para si

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