Acho que é interessante debruçarmo-nos sobre este assunto. Como vimos pelo ultimo quadro comunitário de apoio, as alterações vão demorar a ser efectivas e ainda falta bastante tempo, mas para as explorações as opções estratégicas de hoje podem ter muita influencia na forma como se entra ou não nas diferentes medidas e apoios e na forma como se aproveita todos os incentivos.
Fala-se em várias alterações para a nova PAC, como alteração dos valores dos direitos do RPU, desligamento da produção das vacas aleitantes, alterações nas medidas agro-ambientais, mas penso que o importante será que se agilize processos, especialmente nos projectos de investimento, e que se possa garantir o melhor aproveitamento possível dos apoios.
Entretanto o artigo do The Economist que aqui publiquei ontem defende que se devia acabar com os subsídios directos e apoiar o investimento e a investigação cientifica.
Gostava de saber a vossa opinião!!
Para acompanharem todas as novidades acerca deste assunto aqui vao o site que o GPP tem acerca da nova PAC:
http://www.gpp.pt/pac2013/
Participem com ideias e novidades que tenham acerca disto!!
Alguém tem mais algum desenvolvimento sobre este assunto?
ResponderEliminarComo ficará a situação das cotas de vacas aleitantes, iniciei recentemente a produção de vitelos estava mas o negócio só era rentavél com o subsidio, estava a pensar comprar cotas no final deste ano.
Actualmente não sei que fazer será que alguém me pode ajudar?