sexta-feira, 25 de março de 2011

Mercado do Carbono

A recente crise no Japão causada pelo sismo que afectou com gravidade 4 reactores nucleares levou a um desencadear de eventos nos mercados das energias (renováveis e convencionais) que fez com que os preços do mercado de carbono atingissem máximos de dois anos. (saiba mais em http://www.carbonpositive.net/viewarticle.aspx?articleID=2291)

Chegou a altura de pensarmos a sério no que a floresta mediterrânica e a nossa agricultura podem fazer pelo sequestro de carbono!
Como vimos no passado com o projecto Terraprima, basta que haja algum dinamismo para que os agricultores adiram e, segundo o ISTécnico cada hectare de pastagem permanente biodiversa fixa cerca de 5 toneladas de CO2 por ano e cada hectare que passa a ser explorado com recurso a sementeira directa produz um aumento de matéria orgânica no solo que corresponde a um sequestro de 3 toneladas de CO2 por ano.

A agricultura e a Floresta Portuguesa deviam exigir que o Fundo Português de Carbono investisse na instalação destes sistemas de pastagens permanentes ou de sementeira directa em portugal e evitar ao máximo comprar simplesmente créditos de carbono (não sei se será possível passar sem isso mas pelo menos apoiar um pouco mais as medida internas que limitem estas compras!)

Recentemente falou-se na possibilidade de haver uma ajuda para quem não fizesse o controlo de matos com recurso a mobilização mas sim com corta-matos, pois isto contribui para a manutenção da estrutura do solo, aumento da matéria organica e consequentemente sequestro do carbono. Bem, já era altura de sabermos se esta ajuda vai ou não existir!

5 comentários:

  1. A Reuters noticiou ontem que há um projecto para um mercado de carbono a ser instalado em breve e que vai funcionar entre a Califórnia e alguns estados do Canadá.

    Já é o segundo projecto de que tenho conhecimento depois do Australiano que já publiquei anteriormente. Esperemos que estas iniciativas avancem com sucesso e se propaguem para a Europa!

    Veja aqui o artigo completo: http://www.reuters.com/article/2011/04/13/us-carbon-california-idUSTRE73C07B20110413

    ResponderEliminar
  2. O Governo do Reino Unido planeia introduzir um plano que vai fazer o preço da tonelada de CO2 emitida subir das actuais 16 libras para 47, na esperança de incentivar i investimento em tecnologia mais verde por parte da industria.

    Veja a noticia na Reuters: http://www.reuters.com/article/2011/04/14/us-carbon-floor-idUSTRE73D1JR20110414

    ResponderEliminar
  3. Este texto de opinião saiu na Vida Rural de Março e é publicada pelo Agronoticias.

    Dêem uma olhadela: http://www.agroportal.pt/a/2011/consulai.htm

    ResponderEliminar
  4. A Reuters publicou ontem um artigo muito interessante sobre o mercado do carbono na Califórnia, que vai abrir em 1/1/2012.

    Veja "Analysis: California faces risk in carbon gold rush" aqui:
    http://www.reuters.com/article/2011/05/01/us-carbon-california-idUSTRE74039N20110501

    ResponderEliminar
  5. Está em curso o desenvolvimento de um sistema de compensação das emissões de carbono que vai ser obrigatório para todas as companhias que aterram na UE, sejam ou não europeias.

    Veja aqui o interessante artigo da Reuters "Airline group IATA says fully supports CO2 trading": http://www.reuters.com/article/2011/06/07/us-airlines-emissions-iata-idUSTRE7560Q520110607

    ResponderEliminar