terça-feira, 8 de março de 2011

Olival

Amigos,
Gostava que falássemos também neste blog de Olival. Queria pedir que partilhassem operações culturais,  épocas e resultados das mesmas, de forma a que todos possamos melhorar a nossa eficiência.

O Olival é uma das culturas em que temos que nos tornar realmente eficientes para continuarmos a ser fortes e para nos mantermos em posição de relevo, pois o novo mundo está a acordar para as potencialidades do negócio do azeite e não nos podemos deixar ultrapassar!!

12 comentários:

  1. Pela minha parte, comecei na semana passada a fazer podas de manutenção num olival que teve uma intervenção ao nível da poda há cerca de 4 anos que foi mais intensa e há dois anos fiz o mesmo trabalho que estou a fazer agora: uma poda ligeira com o objectivo de eliminar os ramos doentes e secos e de manter a forma de vaso na copa, de forma a beneficiar a apanha mecânica.

    O problema é que se trata de galega que tem um crescimento vertical muito intenso e terei de voltar a ter uma intervenção mais pesada dentro de algum tempo!!!

    ResponderEliminar
  2. Veja aqui o diagnóstico sectorial para o azeite, feito pelo GPP:

    http://www.gpp.pt/pbl/Diagnosticos/Azeite__Diagnostico_Sectorial.pdf

    ResponderEliminar
  3. Olho de Pavão - No inicio da Primavera e do desenvolvimento vegetativo, verificam-se as condições óptimas para a dispersão deste fungo e a ocorrência de novas infecções, sendo as folhas os órgãos mais atacados pela doença, provocando grandes desfoliações.
    Pode-se fazer um tratamento fitossanitário com fungicida à base de cobre.

    ResponderEliminar
  4. O Mercado do azeite
    O Agrodigital noticia hoje que nestes primeiros 5 meses da campanha 2010/2011 se venderam menos 4.92 milhões de litros de azeite em Espanha, relativamente ao mesmo período do ano passado. Este valor corresponde a uma descida de 3.19%.

    Veja a noticia completa em:
    http://www.agrodigital.com/PlArtStd.asp?CodArt=77044

    ResponderEliminar
  5. Pragas - aviso do SNAA:
    Detectámos os primeiros sintomas desta praga nos nossos (POB’s) Postos de Observação Biológica.
    Este insecto que passa o Inverno no estado adulto, quando a árvore inicia o seu desenvolvimento vegetativo, as larvas segregam uns filamentos de cera característicos, formando como que algodão.
    Os estragos causados afectam o desenvolvimento da árvore, pois ao sugar a seiva reduz o seu potencial vegetativo.
    Se verificar a presença desta praga no olival, deve fazer um tratamento com um insecticida homologado.

    ResponderEliminar
  6. COPA-COGECA pede inicio imediato do armazenamento privado de azeite, devido à situação difícil que os produtores enfrentam por causa dos preços baixos. Aqui está o comunicado:


    Press Release
    FACED WITH A DEEP CRISIS IN THE SECTOR, COPA-COGECA CALLS FOR PRIVATE STORAGE AID TO BE OPENED IMMEDIATELY FOR OLIVE OIL
    As called for by many Member States, Copa-Cogeca urges the EU Commission to activate private storage aid for olive oil, warning the situation is getting worse, reaching untenable levels.
    Copa-Cogeca Secretary-General Pekka Pesonen argues that the olive oil sector is the only crop sector where prices have consistently fallen since 2005, causing huge losses for producers. “Prices are very low in this sector, as the Commission acknowledged, whilst input costs are rising sharply. The market is in serious crisis and the activation of private storage aid is fully justified. The situation has become so bad that Spanish producers are demonstrating and this could spread to the other main producer countries if action is not taken immediately. The demand to open private storage aid was also discussed in the EU Council and in the Management Committee in March where many Members States supported it and no Member State was against it”.
    In view of the catastrophic situation in the sector, Copa-Cogeca also urges the Commission to consider, as part of the future Common Agricultural Policy (CAP), medium and long-term measures which could help the sector to strengthen its position within the food chain, whilst improving the effectiveness of existing instruments. For example, the trigger price for activating private storage aid needs to be updated as current prices, fixed a decade ago, are not representative of the market reality. Copa-Cogeca wants to strengthen EU producers position in the food chain. One way of achieving this is by concentrating supply via producer organizations, such as cooperatives. Copa-Cogeca is pleased that the Commission has indicated that it plans to reinforce producers bargaining power in the coming months and urges it to speed up work in this area.

    ResponderEliminar
  7. Noticiado pelo Proder:
    Marcas de azeite do Ribatejo unem-se para competir no mercado externo
    A Ourogal lidera um grupo de cinco produtores e de um embalador industrial do Ribatejo, que se juntaram para poderem competir no mercado externo. André Lopes, proprietário desta marca produtora do azeite virgem extra Ourogal DOP, refere que esta coesão surge para dotar as marcas posicionadas nos mercados nacionais premium e gourmet de mecanismos mais sólidos para fazer face "às exigências dos mercados internacionais, em relação ao volume e à diversidade de produtos".

    Embora não queira ainda revelar a identidade dos seus parceiros, o produtor, que integra a acção promocional AZEITES DA NOSSA TERRA, afirma que o primeiro passo desta união será dado já no mês de Maio, com uma visita à Rússia onde serão apresentados os produtos. Este grupo pretende assim ter a quantidade suficiente de produtos para responder ao mercado global, exportando desde a gama mais baixa (primeiro preço) à mais alta (gourmet) para mercados do norte e centro da Europa, do Brasil e da China

    Em termos locais,a Ourogal tem outro projecto em vista. Este produtor, participante na iniciava da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, está a organizar-se para diversificar a sua actividade comercial, oferecendo pacotes turistico-culturais. Fomentada através de parcerias com diversas entidades regionais, a Quinta das Sarnadas pretende abrir as suas portas à organização de workshops, formações de provas de azeites, entre outras actividades à volta da temática do azeite.

    O azeite Ourogal DOP pode ser experimentado gratuitamente nos restaurantes aderentes até 24 de Abril, assim como os azeites virgem extra da SAOV, Zé Bairrão, Casa Anadia e Val Escudeiro.

    ResponderEliminar
  8. Estudo publicado pelo Agrodigital sobre o efeito da fertirrega na disponibilidade e contribuição dos macronutrientes no olival.

    http://www.agrodigital.com/PlArtStd.asp?CodArt=77521

    Confesso que ainda não li mas não passa de hoje!

    ResponderEliminar
  9. Segundo Agrodigital, as vendas em Espanha caíram 14% no primeiro trimestre do ano. Como se sabe o nosso mercado é, em muito, influenciado pelo mercado espanhol.

    Veja aqui a descrição promenorizada: http://www.agrodigital.com/PlArtStd.asp?CodArt=77631

    ResponderEliminar
  10. Mais informação, desta vez da Vida Rural, sobre este decréscimo das vendas em Espanha:
    http://espiritoagronomico.blogspot.com/2011/03/reuniao-do-conselho-europeu-da.html?showComment=1305113141443#c8332538269588885512

    ResponderEliminar
  11. A preocupação do COPA-COGECA acerca da situação do sector do azeite, editada pelo Agroportal:


    COMUNICADO DE IMPRENSA

    No quadro de um encontro de alto nível com o Comissário Cioloþ, o Copa-Cogeca pede a activação da ajuda à armazenagem privada e medidas urgentes destinadas a reequilibrar o sector europeu do azeite

    No quadro de uma reunião de alto nível hoje com o Sr. Cioloþ, Comissário europeu para a Agricultura, o Copa-Cogeca pediu que fossem tomadas medidas urgentes para melhorar a situação catastrófica do mercado europeu do azeite. O Copa-Cogeca indicou que a ajuda à armazenagem privada devia ser activada imediatamente. Deverão ser introduzidas medidas a médio e longo prazos para evitar que perturbações graves do mercado se repitam.

    Benedetto Orlandi, Presidente do grupo de trabalho « Azeite e azeitonas de mesa » do Copa- Cogeca, advertiu: "Os dados divulgados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da UE, mostram que o rendimento dos produtores europeus de azeite diminuiu de forma constante nos últimos cinco anos, com uma quebra de 15,2% em 2009 comparando com 2008. Os preços são muito baixos no sector e a Comissão está plenamente consciente. Em 2010, o preço médio do azeite, em termos reais na UE representam apenas metade dos de 2002 (-47,7%), enquanto o valor da produção diminuiu 55% em relação a 2002 apesar das melhorias na qualidade. Os custos de produção aumentam rapidamente, colocando os produtores europeus em situação muito difícil. O mercado está em crise aguda, pelo que a activação da ajuda à armazenagem privada é plenamente justificada. O pedido de ajuda à armazenagem privada também foi discutido no Conselho Europeu e no Comité de Gestão, tendo muitos Estados-Membros manifestado serem a favor desta medida e nenhum Estado membro se opôs. Precisamos também de medidas que melhorem a competitividade do sector europeu do azeite."

    Face a esta situação catastrófica, Pekka Pesonen, Secretário Geral do Copa-Cogeca, instou a Comissão a introduzir no quadro da futura da Política Agrícola Comum (PAC) medidas de médio e longo prazo para ajudar o sector a consolidar a sua posição na cadeia alimentar, melhorando a eficácia dos instrumentos existentes. Por exemplo, é preciso actualizar o preço de activação do armazenamento privado, que se fixou há uma década e que já não representa a realidade do mercado. O Copa- Cogeca pede um reforço da posição dos produtores da UE na cadeia alimentar. Uma forma de o conseguir seria mediante a concentração da oferta através das organizações de produtores, como é o caso das cooperativas. O Copa-Cogeca mostra-se satisfeito por a intenção da Comissão ser reforçar o poder de negociação dos produtores nos próximos meses e pede que se acelere o trabalho neste âmbito", declarou também o Sr. Pesonen.

    ResponderEliminar
  12. SNAA avisa para o aumento das capturas de borboetas de traça da oliveira e recomenda um tratamento contra esta praga com insecticida homologado

    ResponderEliminar