A floresta é um dos sectores de excelência em Portugal.
Os produtos florestais que produzimos são de excelente qualidade e temos mercados consolidados mas também surgem novas oportunidades como esta notícia da CONFAGRI mostra: http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia33281.aspx .
A exploração da biomassa florestal pode ganhar um interesse renovado caso as restantes centrais de biomassa saiam do papel!
Para além destas novidades temos sempre os nossos negócios fortes da cortiça, pinha, pasta de papel e madeira de pinho.
A Copa-Cogeca organizou em Fevereiro, um workshop chamado "Sustainable use of forest in Europe". Ainda não consegui ler a bibliografia mas nesta página pode encontrar as apresentações que foram feitas:
http://www.copa-cogeca.be/Main.aspx?page=Papers&lang=en .
Alteração do período de colheita de pinhas de pinheiro-manso
ResponderEliminarData de publicação 2011-03-16
Alteração do período de colheita de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro-manso)
O Despacho n.º 4697/2011 publicado no Diário da República n.º 53, Série II, de 2011-03-16 - Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e do Ambiente e do Ordenamento do Território, altera o período de colheita de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro-manso).
Transcreve-se: «1 - Excepcionalmente, durante o ano de 2011, é permitida a colheita, o transporte e o armazenamento de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro-manso) até ao 15 de Abril.»
Fonte: AFN
Press Release do COPA-COGECA sobre as comemorações do dia Mundial da Floresta:
ResponderEliminar21/03/11
Press Release
COPA-COGECA HIGHLIGHTS KEY ROLE OF FORESTS IN GENERATING
EMPLOYMENT ON WORLD FORESTRY DAY
To mark World Forestry Day, Copa-Cogeca highlights the major role forests play in
generating employment in rural areas, helping to meet the objectives of the EU 2020
Strategy for growth and employment.
Copa-Cogeca Secretary-General Pekka Pesonen stressed “Forests have a huge potential in
combating climate change and helping the EU emerge from the current economic crisis. The
forest sector currently provides 3.6 million jobs in Europe and over 16 million European
families live or depend on the forest environment for their livelihoods. The forest sector is
sustainable, environmentally-friendly and revolves around renewable resources. Wood
plays a key role in helping the EU to reach its renewable energy targets. Use of wood in
construction can also contribute considerably to the EU’s climate policy and greenhouse gas
reduction targets, as wood is an effective carbon sink. Thus, the EU should look towards
creating a common framework for promoting the use of wood and adequate funding for
relevant forest-related measures must be available in future EU rural development policy”.
Word Forestry Day has been celebrated around the world for 30 years to remind
communities of the importance of forests and the many benefits which we gain from them.
“I therefore urge the EU institutions to ensure that the EU’s political framework for forests
is redefined and strengthened with improved coordination between policy areas to develop
an overarching approach to forests and forestry”, he concluded.
Comunicado da ACOS sobre as celebrações do ano internacional das florestas na Ovibeja 2011:
ResponderEliminarDe 4 a 8 de Maio no Parque de Feiras e Exposições
NOTA DE IMPRENSA Nº 4
Alameda central da Ovibeja transforma-se em “Floresta para Todos”
Para comemorar o Ano Internacional das Florestas, a organização da Ovibeja – que adoptou este como o tema central da Feira – apresenta, de 4 a 8 de Maio, uma exposição temática e interactiva dedicada ao sector. Além de dar a conhecer, a exposição procura também sensibilizar para a importância da floresta como “prestadora de serviços ambientais”, através do sequestro de carbono, do seu contributo para a qualidade do ar, da água, para a preservação da biodiversidade. O valor ambiental e ecológico, bem como o potencial económico das florestas só são possíveis graças às populações rurais e aos agricultores como guardiões que as defendem e preservam. Conteúdos multimédia e experiências científicas, são alguns dos instrumentos colocados ao dispor do visitante para melhor apreender o valor da “floresta para todos”.
A decorrer no Parque de Feiras e Exposições, a 28ª edição da Ovibeja realiza-se de 4 a 8 de Maio. A organização é da Associação de Criadores de Ovinos do Sul – ACOS.
ACOS
Mike tenho a dizer que tenho dúvidas que as centrais arranquem pelo menos todas é que padecem do mesmo problema do Biodiesel... ou seja preço de Venda fixo Vs preço das matérias primas variável...
ResponderEliminarPois, mas realmente é um grande desperdício de recursos! Podia-se talvez fazer um sistema com contratos a x anos com preço fixo para garantir o funcionamento das centrais...
ResponderEliminarCortiça na construção atrai projectos internacionais
ResponderEliminar(Fonte: Económico)
20/03/2011
Elisabete Soares
Cada vez mais empreendimentos nacionais e internacionais, como a catedral da Sagrada Família em Barcelona, estão a recorrer à cortiça portuguesa como material de construção.
O Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010, inteiramente revestido a cortiça, foi uma montra privilegiada das vantagens de aplicação deste material na construção. De tal forma que, logo após o evento, o arquitecto Jordi Bonet i Armengol - que lidera o contínuo processo de construção da Sagrada Família, em Barcelona - enalteceu e elogiou a cortiça, seleccionando-a para os pavimentos interiores e para a cripta. O facto constitui mais um marco na projecção internacional da cortiça, já que a catedral desenhada por Gaudi é um ex-líbris de Barcelona e um dos monumentos mais visitados do mundo. Entre 2010 e o início de 2011, sucederam-se os projectos emblemáticos de uso da cortiça, como o Clube Jimmy Woo, de Amesterdão, os museus Guggenheim, em Abu Dhabi, e Nezu, em Tóquio, uma das mais importantes instituições culturais do Japão.
Em Portugal, a utilização da cortiça nos revestimentos interiores das casas, especialmente nos pavimentos, já é bastante usual. Contudo a sua utilização como revestimento exterior, apesar de já não ser uma novidade, tem no Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações (inaugurado em Setembro de 2010), em Lisboa, um dos seus melhores exemplos. Com projecto de arquitectura da autoria da GJP Arquitectos Associados, o edifício tem as fachadas exteriores revestidas a aglomerado de cortiça expandida, tendo sido utilizados oito mil metros quadrados (m2) de cortiça, com espessuras de 50 e 100 milímetros. A linha arquitectónica, definida em perfeita sintonia com a área envolvente, tem causado um grande impacto, o que leva a que seja um ponto de romaria de arquitectos e outros especialistas na área de construção, tanto nacionais como de outros países.
Potencialidades da cortiça
No sector da construção, a cortiça pode ter diferentes aplicações. A mais comum é como isolamento térmico e acústico de paredes e coberturas, apoio anti-vibratório, como preenchimento de juntas de expansão (em projectos em que a amplitude térmica não pode afectar a estabilidade do betão)". Dependendo da solução, pode ser usada no início do projecto ou em reabilitações, como parte integrante da estrutura. Na decoração de interiores, numa fase final do projecto, são aplicadas as soluções de revestimentos de cortiça nos pavimentos e nas paredes.
De acordo com a Corticeira Amorim, grupo que detém a quase exclusividade de comercialização destes materiais, "não há muitas soluções que se possam considerar verdadeiros concorrentes tendo em conta as capacidades imbatíveis da cortiça a nível de sustentabilidade e das suas capacidades técnicas". Aliás, foi feito um estudo de eco-eficiência pela BASF, um dos maiores grupos químicos, comparando a cortiça com materiais alternativos, como a madeira e o PVC. As conclusões, validadas por uma entidade independente, evidenciam a eco-eficiência dos revestimentos de cortiça. Desde o menor consumo de recursos (energia e matérias-primas) até ao menor custo para o cliente (que considera também os gastos com aquecimento ou com manutenção e limpeza ao longo da vida útil do revestimento), os pavimentos de cortiça afirmam-se como uma solução viável, do ponto de vista ecológico, mas também económico. Além de que se trata de uma matéria-prima natural, renovável e reciclável.
"Sobre a importância da conservação dos montados", um texto muito interessante e que nos urge a ter uma atitude mais pró-activa face ao montado!
ResponderEliminarVeja aqui: http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=21&cid=32862&bl=1&viewall=true#Go_1
Ah, Muito obrigado ao Duarte C R, nosso amigo e leitor que enviou este artigo para o Grupo do espírito Agronómico no facebook!
ResponderEliminarFonte: Agronoticias
ResponderEliminarMinistério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Gabinete de Imprensa
Comunicado de Imprensa
Governo estabelece período crítico de incêndios florestais para 2011
Foi assinada a Portaria que nos termos do Decreto-lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, republicado pelo Decreto-lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro, estabelece o período crítico de incêndios florestais compreendido entre 1 de Julho e 30 de Setembro de 2011.
Durante o período crítico de incêndios florestais, aplicam-se medidas especiais de prevenção de incêndios florestais, assim:
Nos espaços florestais:
1. Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
2. Não é permitido realizar queimadas;
3. Não é permitido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.
Nos espaços rurais:
1. A utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal;
2. Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas criticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infraestruturados e identificados como tal.
O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural (SEFDR), Rui Pedro Barreiro, relembra a todos os portugueses a importância da participação cívica activa na prevenção dos incêndios florestais.
De acordo com os dados provisórios apurados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) até 31 de Março registaram-se 1199 ocorrências no território de Portugal continental, que resultaram em 3.424 hectares de área ardida (579 hectares de povoamento e 2845 hectares de matos).
Em caso de incêndio, ligue 112!
Lisboa, 08 de Abril de 2011
Informações sobre os mercados Florestais:
ResponderEliminarTransmitiram-me recentemente informações sobre preços que se estão a praticar para a cortiça:
- Ao contrário dos últimos anos as necessidades da industria são aproximadamente as mesmas quantidades que a produção nacional pode extrair este ano, o que é muito mais equilibrado e favorável que em 2009 e 2010.
- Já há bastantes negócios fechados e com os preços a variarem entre 24€ e 37€/arroba. Considerando que no ano passado a maioria dos negócios andou entre os 20€ e 30€/@, este aumento é muito significativo.
se tiver algum preço ou informação a acrescentar por favor faça-o (em modo anónimo ou não), o importante é que a informação circule.
Alguém sabe preços de madeira de eucalipto com casca? pesagem feita na exploração
ResponderEliminarBoa tarde, as ultimas informações que tive acerca do eucalipto apontavam para preços "em pé" de cerca de 32€/m3, com uma valorização acrescida de 4€/m3 para a madeira certificada.
ResponderEliminarEsta informação foi-me dada como indicativa e não como resultante de um negócio fechado, por isso a realidade pode estar algo desviada.
A TSF Noticía hoje que o Mercaod da cortiça portuguesa nos EUA está a aumentar.
ResponderEliminarVeja em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1830306
Cíclo de Conferências InovFILDA 2011 –Conferências para a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico
ResponderEliminarhttp://montadotesouroalentejano.wordpress.com/noticiasentrevistas-2/ciclo-de-conferencias-inovfilda-2011-%E2%80%93conferencias-para-a-inovacao-e-o-desenvolvimento-tecnologico/
Penso que estas conferências serão muito interessantes, especialmente se ainda não vendeu a sua cortiça!
Eu fui há 2 anos e juntou os principais agentes da fileira da cortiça com debates acesos e interessantes.
O Agroportal anuncia hoje: UTL lança livro de referência sobre qualidade e utilização do eucalipto
ResponderEliminarhttp://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/04/28d.htm