quinta-feira, 3 de março de 2011

Aumento da exportação de vinho português para o Reino Unido

Fonte: Agroportal
O aumento do volume de exportação para o Reino Unido terá ajudado o vinho português a ultrapassar o argentino e a entrar para o "top 10" britânico, acredita a ViniPortugal.
Oficialmente, Portugal ainda ocupa o 11º lugar na escala produzida pela Nielsen, a consultora cujos estudos de mercado servem de base para as classificações no sector do vinho no Reino Unido.
Todavia, "ela própria reconhece que não ter em conta uma série de empresas com quem Portugal está a trabalhar de forma muito grande", afirmou Ana Sofia Oliveira, directora de comunicação da ViniPortugal, à agência Lusa em Londres.


2 comentários:

  1. Fabuloso. O nosso vinho tem qualidade para qualquer parte do mundo. deveriamos fazer uma campanha para que o vinho de Portugal seja mais falado no mundo

    ResponderEliminar
  2. Noticia do agroportal.... Parece que não é só no UK! Os nosso vinhos são produtos de excelência e que se afirmam cada vez mais internacionalmente!

    Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes leva a cabo acções de promoção dias 15 e 17 de Março
    Vinho Verde à conquista dos EUA e do Canadá


    Segunda maior exportadora de vinhos portugueses, responsável por 42 por cento do volume de vendas de vinhos nacionais de Denominação de Origem Controlada (DOC), a região dos Vinhos Verdes vai levar a cabo acções de promoção nos EUA e no Canadá, nos dias 15 e 17 de Março, respectivamente. O objectivo é, segundo Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), "consolidar a estratégia promocional" que tão bons resultados deu em 2010, ano em que foi batido o recorde de exportações do Vinho Verde, com um crescimento de 28 por cento face a 2009.

    Depois da visita, em Fevereiro, do trade e de jornalistas norte-americanos à região, é agora a vez de a CVRVV promover o Vinho Verde nos pontos de venda em solo dos EUA e do Canadá, numa lógica de comunicação definida no plano de Marketing para 2011, ano em que prevê investir quase cinco milhões de euros na promoção de vinhos nos mercados internos e externos.

    A acção nos EUA, marcada para o dia 15 de Março, em Nova Iorque, vai contar com a participação de um número recorde de produtores (11), o que mostra a importância que o mercado norte-americano tem para a Região dos Vinhos Verdes.

    Com vista a manter a tendência de crescimento nos EUA, o maior consumidor de Vinho Verde, o que se traduz em 3,8 milhões de litros exportados e oito milhões de euros de volume de vendas, a CVRVV vai promover um seminário educativo com harmonização gustativa dirigida aos Órgãos de Comunicação Social (OCS), assim como provas colectivas orientadas pelos produtores destinadas aos profissionais do sector.

    Dois dias depois, a 17 de Março, no Québec (Canadá), os produtores de Vinho Verde vão participar num seminário formativo com prova guiada e em provas colectivas dirigidas ao trade, o quarto mais importante em valor (2,6 milhões de euros) e em volume (955 mil litros).

    Com uma quota de 20 por cento no mercado nacional, a região quer continuar a crescer em 2011, o que significa apostar cada vez mais nos mercados externos, segundo uma estratégia que passa por investir na promoção da marca Vinho Verde em cujos mercados já está presente, como os EUA.

    A CVRVV prevê investir nos próximos três anos dois milhões de euros/ano na promoção do Vinho Verde e, de acordo com Manuel Pinheiro, "será em mercados como o dos EUA que se manterá o esforço concentrado" de comunicar um vinho que se diferencia pela frescura, leveza e baixo teor alcoólico. "Um conjunto de características únicas que assenta como uma luva no estilo de vida dos americanos", conclui o presidente da Comissão dos Vinhos Verdes.

    Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Aveleda, José Maria da Fonseca, PROVAM, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Santa Maria, Quinta de Carapeços, Quinta de Regueiro, Sogrape e Broadbent constituem os produtores participantes na acção promocional da CVRVV.

    Fonte: Mediana

    ResponderEliminar